CIDADANIA: 1º Encontro Estadual Patrulha Maria da Penha é realizado em Ouro Preto

O Encontro reuniu policiais de várias cidades do Estado de Rondônia

0 2

O 1º Encontro Estadual Patrulha Maria da Penha tratou sobre a violência contra a mulher, que está registrada na Lei n. 11.340/06 (Lei Maria da Penha). Mostra a violação aos direitos humanos que engloba o cotidiano familiar feminino, bem como os laços conjugais, requerendo dos profissionais  da segurança pública uma postura ética, embasada em mudança de paradigmas no trato com a questão, além de preparo técnico e conhecimentos específicos nas esferas social, psicológica e jurídica que cercam a Lei.

A capitã PM Magda Marcielle Kwirant Tatagiba, que trabalhou no 1º Encontro Estadual Patrulha Maria da Penha realizado neste final de semana (9 e 10) em Ouro Preto, conta que os dois dias de ministração serviram para que as Patrulhas Maria da Penha conseguissem fazer uma reflexão da atuação policial junto às vítimas e traçar estratégias para melhorar ainda mais o trabalho que estão desenvolvendo.

“Preciso destacar a preocupação que esse encontro teve de ofertar aos nossos policiais um momento para que pudessem expor seus pensamentos, sentimentos e emoções,  os quais  puderam ser trabalhados em diversas atividades, preparando-os ainda mais para  cumprir  essa importante missão em prol da defesa da mulher,” afirmou Tatagiba.

Secretário José Hélio Cysneiros Pachá durante encerramento do 1º Encontro Estadual Patrulha Maria da Penha e o capitão PM Marcelo, coordenador adjunto de Atividades Sociais e responsável pela organização do evento

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os últimos números sobre a concessão de medidas protetivas cresceu 35%. A pesquisa realizada aos tribunais estaduais de Justiça, mostra que o número saltou de 249 mil concessões, em 2016, para 336 mil, em 2018. Uma média de 922 mulheres atendidas por dia no Brasil,  ou uma a cada dois minutos.

A Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) viabilizou 15 equipamentos móbile, que são a Tecnologia Embarcada utilizada pela Polícia Militar de Rondônia, para atender as equipes que atuam nas Patrulhas Maria da Penha e demais ocorrências policiais. O aparelho faz o registro de boletim de ocorrência, documento solicitado no ato de pedir medida protetiva ao juiz contra o agressor.

O Encontro reuniu policiais de várias cidades do Estado de Rondônia: Guajará-Mirim, Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná , Rolim de Moura, Cacoal , Pimenta Bueno, e Vilhena. E contou com a presença do secretário da Sesdec – José Hélio Cysneiros Pachá, que entregou os equipamentos às Patrulhas.

“Entreguei o móbile que é nossa Tecnologia Embarcada aos nossos policiais porque hoje temos um padrão de atendimento. Conseguimos juntar tecnologia e treinamento neste Workshop de Padronização de Procedimentos Operacionais e Administrativos,”  pontuou Pachá.

Cerca de 55 militares participaram, destes 35 trabalham diretamente na Patrulha Maria da Penha. O I Encontro das Patrulhas Maria da Penha organizado pela Coordenadoria de Atividades Sociais da Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Capacitação e Prevenção Primária, aconteceu no Centro de Treinamento da EMATER – RO (Centrer), BR 364, Ouro Preto do Oeste – RO.

Mobile aparelho faz o registro de boletim de ocorrência, documento solicitado no ato de pedir medida protetiva ao juiz contra o agressor-

O Capitão PM Marcelo, coordenador adjunto de Atividades Sociais e responsável pela organização do evento afirmou que “o apoio da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania no fornecimento das linhas funcionais às Patrulhas Maria da Penha, possibilita uma agilidade no trabalho da ponta, sendo possível que as vítimas tenham um canal de comunicação direta com as guarnições, estabelecendo uma rede de proteção à mulher, que pode se comunicar com a equipe de plantão. Antes a equipe necessitava se comunicar com a vítima usando de meios particulares, mas com o pronto atendimento da Secretaria ao pedido da corporação as cidades e vítimas atendidas pelo programa possuem um canal de comunicação direto com as equipes de serviço em caso de emergência. ”

No encerramento do 1º Encontro Estadual Patrulha Maria da Penha, o secretário Pachá falou à tropa da dedicação do governador Marcos Rocha com a segurança pública, que não tem medido esforços em investir em tecnologia e treinamento aos policiais de Rondônia.


Fonte
Texto: Léia Castro
Fotos: SD PM Jordan
Secom – Governo de Rondônia

Loading...