FOZ DO IGUAÇU: Sebrae leva grupo de piscicultores para seminário e feira internacional

Foram três dias de palestras, debates e oportunidades de negócios na região Sul do país

0 8

Um grupo de empresários da piscicultura de Rondônia participou nesta semana da primeira edição do International Fish Congress (IFC) em Foz do Iguaçu. O evento, idealizado pelo ex-ministro da pesca, Altemir Gregolin, reuniu pesquisadores, técnicos e piscicultores de toda a cadeia da aquicultura e da pesca comercial no Brasil. Mais de mil pessoas participaram dos três dias de palestras, debates e também de uma feira com equipamentos e inovações que aconteceu junto ao congresso.

 

O Sebrae foi o organizador da caravana que contou com 17 participantes. O objetivo foi dar a oportunidade de os produtores acompanharem as tendências do setor, participarem das principais discussões da aquicultura brasileira e também conhecer os demais segmentos da cadeia. “Uma experiência muito rica, muito importante e que faz a diferença para nós piscicultores. Eu agora como indústria, também aproveitei para fazer negócios”, lembra Lorival Amorim, piscicultor e proprietário do frigorífico Pescados do Valle.

 

Em mais de 36 horas de conteúdo, os participantes do IFC puderam ter acesso a informações de vários segmentos da aquicultura e da pesca nacional e internacional. Ao todo, mais de 30 palestrantes brasileiros e de países como o Chile, Noruega e França estiveram repassando seus conhecimentos. Representantes de países outros países da América do Sul, Ásia e Europa também participaram. Eles puderam conhecer um pouco de como o Brasil está se preparando para melhorar a competitividade de seus produtos lá fora.

 

“Nós de Rondônia fizemos aqui uma defesa especial do nosso Tambaqui, apresentamos ele aos participantes através de um vídeo e também tivemos a oportunidade de defender os produtores moradores da Amazônia que, muitas vezes, tem seu papel distorcido fora do país por puro desconhecimento. Viemos mostrar que temos um alimento excelente e que estamos prontos para oferta-lo ao mundo”, explicou Francisco Hidalgo Farina, presidente da Associação dos Criadores de Peixe do Estado de Rondônia (ACRIPAR).

 

Os organizadores do IFC já confirmaram a edição 2020 do congresso. A missão empresarial que levou os piscicultores de Rondônia para o evento faz parte do Projeto Piscicultura de Rondônia mantido pelo Sebrae em Rondônia. Para saber mais informações e fazer parte das atividades, basta acessar o site www.sebrae.ro e procurar os eventos do segmento ou ligar diretamente para 0800 570 0800.

Fonte: Assessoria – Sebrae/RO

Loading...