Conferência Municipal de Assistência Social será realizada em Ji-Paraná

O evento continua na quinta-feira (10), a partir das 7h30

0 21

Começa nesta quarta-feira (9), a partir das 18h30, a 11º Conferência Municipal de Assistência Social, no plenário da Câmara de Vereadores em Ji-Paraná. O evento continua na quinta-feira (10), a partir das 7h30.

A Conferência está sendo organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Prefeitura de Ji-Paraná.

O tema central desta edição é: “Os desafios do SUAS à luz do Plano Decenal”. O objetivo é mobilizar pessoas interessadas no aperfeiçoamento e elaboração das políticas públicas de Assistência Social, entidades do setor, representantes de universidades, do poder público, judiciário e Ministério Público.

“Durante a conferência serão abordados eixos temáticos importantes como, a emenda constitucional nº 95 e seus impactos frente ao SUAS; a relação do SUAS com o sistema de justiça; e reforma da previdência social e seus impactos na seguridade social”, explicou o presidente do CMAS, Leandro Vaz.

A secretária da Semas, Sônia Reigota, disse que é importante a participação da população nesta conferência, para que entendam como funciona o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e faça parte da evolução das políticas públicas do setor.

“O SUAS é organizada em um sistema descentralizado e participativo, conforme estabelece a Política Nacional de Assistência Social. Então, para que os serviços funcionem, é necessária a gestão compartilhada entre o Município, Estado e União. O nosso grande desafio atualmente é o atraso nos repasses do Governo Federal. As parcelas estão atrasadas desde o começo do ano. Esse problema está acontecendo em praticamente todos os municípios brasileiros. Precisamos somar forças para discutirmos novos caminhos para driblar essa falta de recursos sem parar os serviços oferecidos”, falou a secretária.

Durante a conferência serão eleitos delegados que representarão a população na etapa Estadual em Porto velho. Eles terão a missão de defender propostas que contribuam para a política de assistência social em Ji-Paraná.

Fonte: Decom – PMJP

 

Loading...