Ecoponto orienta ao público o destino adequado para lixo eletrônico

O e-lixo compromete o meio ambiente e equilíbrio ecológico quando não descartado corretamente

0 15

O Sebrae em Rondônia aderiu à I Campanha de Coleta do e-lixo da empresa WR Ambiental (lixo eletrônico) e até o final do mês haverá uma brigada de coleta no pátio do estacionamento interno das motos na sede do Sebrae. Trata-se de ação de sensibilização e promoção da destinação correta desse resíduo no meio ambiente, em comemoração ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico (e-lixo), no dia 13 de outubro.

O e-lixo compromete o meio ambiente e equilíbrio ecológico quando não descartado corretamente, poluindo o lençol freático com os compostos presentes nos utensílios eletrônicos. Muitas vezes o descarte não especializado libera substâncias tóxicas que estão presentes nesses equipamentos e contaminam o solo, as águas superficiais e as subterrâneas. A contaminação dos recursos naturais afeta a fauna, a flora e as pessoas, além de impactar nos sistemas ecológicos e produtivos. A saúde humana tem sido prejudicada pelo despejo inadequado do e-lixo em espaços abertos e nos lixões. São detritos que liberam substâncias como mercúrio e cádmio contidos em chips e placas de circuitos impressos, quando estes elementos interagem com o solo também provocam a emissão de gases poluentes. Metais pesados como chumbo e bário estão contidos em monitores e câmeras de TV e ao serem liberados na natureza atingem águas subterrâneas contaminando-as. Lembrando que lixo eletrônico é todo e qualquer tipo de material produzido a partir do descarte de equipamentos eletrônicos.

Vamos fazer a diferença e sensibilizar nossos clientes, amigos, famílias, parceiros, fornecedores e demais atores da sociedade a somar com a campanha. O Ecoponto vai além do uso pelos colaboradores do Sebrae, é de uso público. Desse modo, as portarias da Sede do Sebrae em Rondônia estão orientadas a recepcionar qualquer interessado em descartar seus eletrônicos enquanto durar a parceria.

Para saber mais sobre essa e outras ações do Sebrae, acesse www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.

Fonte: Assessoria – Sebrae-RO

Loading...