Estudantes-atletas representarão Rondônia nos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau-SC

Atletas do ciclismo e do judô pretendem repetir a dose e voltar para casa com medalhas

0 33

De 16 a 30 de novembro Rondônia será representada em Blumenau (SC) nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), competição nacional destinada a alunos atletas de 12 a 17 anos nas modalidades individuais e coletivas. A exemplo de 2018, a expectativa dos rondonienses é de voltar com maior número de medalhas. No ano passado, Rondônia conquistou 12 medalhas, duas delas de ouro.

A delegação rondoniense é composta por 134 membros e está dividida em três blocos. O primeiro é formado pelos atletas do judô, luta olímpica e basquetebol, que defenderão a bandeira do estado de 16 a 20. A delegação viaja na sexta-feira (15) ao interior catarinense com os deslocamentos rodoviários dentro de Rondônia e aéreos de ida e volta a Santa Catarina custeadas pelo governo estadual.

No primeiro bloco de competição, o judoca Metusael Barros é uma das esperanças de pódio, no infantil. Ele foi medalha de prata no JEJ em Natal, em 2018. O garoto treina regularmente juntamente com a irmã Dálita Barros, sob a orientação do pai, Caio Barros. Os atletas são estudantes da escola estadual Carlos Drummond de Andrade, em Presidente Médici, e foram classificados na etapa estadual dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer).
“Em Natal, foram lutas espetaculares. Acompanhei tudo de perto pela internet”, disse Caio Barros, referindo que repetirá a estratégia para fornecer mais dicas aos filhos durante a competição. “Esse ano o garoto está mais bem preparado para ganhar o ouro”, assegura Barros.

A competição acontece em Blumenau (SC) e reúne estudantes atletas de todo o Brasil

A competição dos atletas do segundo bloco agrega as modalidades de atletismo, badminton, futsal e voleibol, do dia 21 a 25. Rondônia terá representantes nas modalidades individuais. No atletismo o rondoniense Jurley Cuellar, da escola estadual Joaquim Pereira da Rocha, em Machadinho D’Oeste, faturou medalhas de prata e de bronze, em Natal. Já no badmininton, os rondonienses beliscaram o bronze.

Atleta do ciclismo, Orlando Neto quer ganhar três medalhas este ano. Ele é estudante da escola estadual Ricardo Catanhede, em Ariquemes, e disse que intensificou os treinos desde a classificação na etapa estadual, ocorrida em outubro em Ji-Paraná.

“Este ano quero ganhar as três provas. Para isso treino cinco vezes na semana”, disse o atleta, que conquistou medalhas de ouro e de bronze em duas das três provas da modalidade em 2018.

O ciclismo, ginástica rítmica, natação, vôlei de praia e xadrez são as últimas modalidades a serem disputadas nos Jogos Escolares, em Blumenau, de 26 a 30. Em nota divulgada hoje pelo chefe da delegação rondoniense, professor Expedito Santana, Rondônia terá representantes de Norte a Sul do estado. “O Time Rondônia está preparado para mais esse desafio. O potencial esportivo rondoniense começa no esporte escolar”.

Os Jogos Escolares da Juventude é uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB). O evento esportivo escolar é considerado o maior do gênero e envolve cerca de 40 mil escolas públicas e privadas de cerca de 4 mil cidades. Para participar deste evento os atletas rondonienses se classificaram nas etapas estaduais dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), idealizado e organizado pelo governo estadual por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Leia mais:

 Atletas rondonienses de basquete máster e ginástica rítmica participam de competições nacionais com apoio do Governo de Rondônia

 Alunos atletas desembarcam em Palmas para disputar Jogos Escolares da Juventude


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom – Governo de Rondônia

Loading...