Aeroporto de Ji-Paraná adota protocolo de prevenção ao Coronavírus

Os técnicos realizaram orientações junto aos profissionais que atuam nos diversos setores do aeroporto José Coleto

0 5

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária está adotando medidas de prevenção no aeroporto do município, com o objetivo de orientar os passageiros no desembarque do voo regular em Ji-Paraná em relação ao Coronavírus.

Os técnicos realizaram orientações junto aos profissionais que atuam nos diversos setores do aeroporto José Coleto. Eles foram orientados pela diretora da Vigilância Sanitária, Ana Maria Santos e pelo médico do município, Hugo Ricardo, sobre os riscos de transmissão do vírus e como abordar e orientar os passageiros em relação ao COVID-19.

Uma equipe da Vigilância Sanitária do município ficará de plantão no aeroporto para receber os passageiros para informá-los sobre o isolamento domiciliar, caso eles estejam vindo de estados onde há casos confirmados. A administração do aeroporto solicitou apoio da Polícia Federal para acompanhar  a equipe de fiscais da Vigilância durante as triagens.

“A intenção é a implantação do protocolo preventivo para receber as pessoas que estão chegando em Ji-Paraná. Durante essa triagem que será feita em um local reservado, a equipe irá explicar a necessidade do isolamento domiciliar.

Aqueles que estiveram em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e São Paulo, onde a contaminação já é comunitária ou que foram para países onde há casos registrados, precisam seguir o protocolo estabelecido com orientações do Ministério da Saúde, “, explicou a diretora da Vigilância Sanitária, Ana Maria.

A pessoa terá que assinar um documento se comprometendo a cumprir o isolamento em casa. Para quem não tem sintomas da doença deve ficar até sete dias sem contato social. Pessoas com sintomas do Coronavírus deve manter isolamento por 14 dias.

A ação tem o objetivo de evitar a transmissão do vírus, considerando a existência de pandemia do COVID-19 e o Plano de Contingência do Estado de Rondônia.

Fonte: Decom – PMJP

Loading...