Notícias

04/08/2017 10:36

Sebrae realiza curso de Agente de Desenvolvimento Avançado

Cerca de 25 agentes de diversos municípios de Rondônia recebem orientação para melhorar articulação entre secretarias municipais e empresas

Agosto começou com capacitação na sede do Sebrae em Porto Velho. Durante quatro dias, cerca de 25 agentes de diversas prefeituras recebem instruções de consultoras para montar planos de ações estratégicos para as cidades nos âmbitos de globalização, sustentabilidade e governança.

De acordo com o superintendente do Sebrae Rondônia, Valdemar Camata Júnior, esses agentes de desenvolvimento são fundamentais para que as prefeituras avancem com empreendedorismo e geração de renda nos municípios. “A primeira grande importância é começar a preparar esses agentes de desenvolvimento para uma atuação mais direta, mais objetiva e focada na facilitação da vida do empreendedor”, disse.

Junto com o poder municipal e lideranças locais, os agentes de desenvolvimento são responsáveis por trabalhar o crescimento dos municípios, como uma ponte entre empresários locais, atendidos pelas salas do empreendedor de cada cidade e secretarias.

Leidiane da Silva trabalha na secretaria de educação de Nova Mamoré. Para ela, “fazer essa capacitação é contribuir para desenvolvimento socioeconômico da cidade. Estamos em um grupo de seis agentes de desenvolvimento de diversas secretarias. Com isso, podemos expandir esses aprendizados em diversos setores”, afirma.

“Essa parceria só traz benefícios para o poder público, empresários locais e principalmente para o crescimento da cidade. Ao ser essa ponte entre esses setores, toda a renda e geração de emprego circula pela região e traz crescimento para cidade. Quantas capacitações tiverem, estarei disponível. Isso facilita muito nosso trabalho”, explicou João Henrique Fialho, de Machadinho do Oeste.

O papel a ser feito pelos agentes de desenvolvimento no município está previsto na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O objetivo é auxiliar o processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos nesta lei.

“O trabalho feito aqui com agentes de desenvolvimento é gerar uma interface amistosa entre poder público e meio empreendedor para que a gente comece, a partir daí, a recuperar a estrutura produtiva do país, que passa necessariamente pela reestruturação da economia dos municípios. É por isso que o Sebrae faz esse trabalho com tanta intensidade e julga tão necessário”, concluiu o superintendente do Sebrae Valdemar Camata.

Para mais informações sobre essa ou outras soluções do Sebrae, acesse www.sebrae.ro ou ligue para 0800 570 0800.

 

Fonte: Assessoria - Sebrae-RO


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo