Notícias

26/02/2018 18:42

Senador Acir Gurgacz comemora autorização para curso de medicina em Ji-Paraná

Em pronunciamento nesta segunda-feira (26), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) comemorou o parecer emitido pelo Ministério da Educação favorável à instalação de um curso superior de medicina no município de Ji-Paraná. Segundo ele, essa decisão pode beneficiar muitos estudantes do interior do estado que, por falta de opção, acabam optando por estudar na Bolívia, país vizinho a Rondônia.

Gurgacz disse que, agora, o objetivo é trabalhar para que o curso de medicina de Ji-Paraná seja ofertado pela Universidade Federal de Rondônia. Se isso não for possível, o senador disse que atuará para ampliar os programas de financiamento estudantil, de modo que as famílias possam arcar com os altos custos de um curso desse porte.

— Em Rondônia, nós temos 52 municípios e oito deles ficam no eixo da nossa principal rodovia. Nós temos municípios pequenos, distantes do eixo da BR-364, que oferecem R$ 15 mil de salário para médicos generalistas recém-formados e não há médicos que queiram, que se disponham a trabalhar nas regiões remotas, de maior vulnerabilidade — esclareceu.

O senador também informou que os próximos passos para a instalação do curso de medicina em Ji-Paraná são o credenciamento de propostas junto ao Ministério da Educação, a assinatura do termo de compromisso entre a prefeitura e o MEC; e o processo seletivo entre as instituições de ensino credenciadas.

Fonte: Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Banenr
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo