Notícias

24/05/2018 16:29

Novo marco do licenciamento ambiental vai favorecer agricultores, diz Acir Gurgacz na abertura da Rondônia Rural Show

O senador Acir Gurgacz (PDT) disse nesta quarta-feira, 23, na abertura da 7ª Rondônia Rural Show, que, além da inovação tecnológica, assistência técnica e crédito rural, a recuperação das áreas degradadas e o novo marco legal do licenciamento ambiental serão fundamentais para impulsionar a agropecuária de Rondônia nos próximos anos.

Acir, que foi presidente da Comissão de Agricultura do Senado entre 2011 e 2012, é autor do Projeto de Lei do Senado (PLS) 118/2018, que regulamenta o licenciamento ambiental no Brasil, e do PLS 403/2017 que institui o Programa de Restauração de Áreas Degradadas na Amazônia (Restaura Amazônia).

“Com a restauração das áreas degradadas, a regularização fundiária e desburocratização do licenciamento ambiental vamos avançar com mais velocidade na implantação de uma agricultura moderna, sustentável e de alta produtividade”, frisou Acir.

O senador lembrou que a Rondônia Rural Show, criada em 2012, quando era presidente da Comissão de Agricultura do Senado, é resultado da articulação de diversas forças políticas e econômicas que trabalharam de forma integrada para sua realização.

“Esta feira conquistou uma dimensão internacional graças ao trabalho dos agricultores e a união dos governos estadual e federal, dos bancos, cooperativas, e também por conta de nosso trabalho lá em Brasília, articulando apoios para sua realização”, frisou Gurgacz.

Acir destacou também que a feira, aliada às políticas públicas para o setor, foi elemento fundamental para a revitalização de diversas culturas e atividades agrícolas, como a cafeicultura, a piscicultura, a pecuária e a produção de grãos. “O mais importante é que estamos avançando no caminho para a transformação dos produtos da lavoura pela indústria, através da pesquisa e da extensão rural, do associativismo e do cooperativismo”, frisou Gurgacz.

FEIRA – A Rondônia Rural Show é idealizada e organizada pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri). A expectativa para este ano é uma movimentação de R$ 700 milhões em propostas de negócios. A feira acontece até 26 de maio no Parque Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

Os destaques da 7ª Rondônia Rural Show são a presença das indústrias de equipamentos e implementos; o caminho da carne, peixe, leite e do café, onde os interessados poderão conferir todas as fases de produção, desde o preparo do solo até a comercialização dos produtos. Além disso, as exposições e dinâmicas com máquinas e implementos.

Fonte: Assessoria parlamentar


Banenr
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo