Notícias

03/07/2018 12:28

Carreta da Saúde oferece exames gratuitos para hanseníase em Rondônia

Iniciativa em parceria com o Ministério da Saúde percorre o sexto estado com mais casos da doença¹. Serviço de saúde estará em Porto Velho de 3 a 6 de julho e passará por cidades do interior até o fim de agosto

 

Porto Velho, 3 de julho de 2018 – A Carreta Novartis da Saúde estará em Porto Velho (RO) de 3 a 6 de julho, oferecendo atendimento gratuito e exames para hanseníase, além de esclarecer dúvidas da população sobre a doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos. Depois da capital, a carreta percorrerá o interior do estado até 24 de agosto, passando por cidades como Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Jaci-Paraná, Itapuã do Oeste, Cujubim e Ariquemes.

 

Rondônia é o  sexto estado com mais casos de hanseníase¹, que atinge cerca de 30 mil pessoas no país em um ano.² A doença tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente no SUS.

 

O atendimento médico para a população, incluindo prevenção, diagnóstico e indicação de tratamento, será realizado no Bairro Socialista, nos dias 3 e 4; e no Bairro Castanheira, no dia 5. Já no dia 6 de julho será realizada uma cerimônia em virtude do Dia Estadual de Mobilização para o Controle da Hanseníase, oficialmente celebrado em 7 de julho.

 

O evento será no Palácio Rio Madeira, em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Mohran), e contará com a participação de autoridades locais de saúde e do Mister Brasil Mundo 2016, Carlos Wilton Teodoro Franco.

 

O Brasil está em segundo lugar no ranking de países com novos casos de hanseníase³, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença, que deveria estar erradicada, tem cerca de 30 mil novos casos em um ano no país². De acordo com o Ministério da Saúde, Rondônia é o sexto estado do país com mais casos de hanseníase¹.

 

Desde 2009, a Novartis possui a Carreta da Saúde, um caminhão itinerante, com cinco consultórios e um laboratório, que percorre todo o Brasil no combate à hanseníase. Atua em parceria com o Ministério da Saúde, com apoio do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), buscando a erradicação da doença até 2020. Os tratamentos medicamentosos para a hanseníase também são doados pela Novartis à Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

 

SERVIÇO - CARRETA NOVARTIS DA SAÚDE

 

3 de julho, das 9h às 17h

Unidade de Saúde do Socialista – Rua Mané Garrincha s/n

Socialista, Porto Velho – RO

 

4 de julho, das 9h às 17h

Orgulho do Madeira - Rua Osvaldo Ribeiro

Socialista, Porto Velho – RO

 

5 de julho, das 9h às 17h

Unidade de Saúde do Castanheira - Rua Pau Ferro, 878, Cohab

Castanheira, Porto Velho – RO

 

6 de julho, das 8h às 12h

Em frente ao Palácio Rio Madeira

  
 

Informações à imprensa
Conteúdo Comunicação


Banenr
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo