Notícias

04/09/2018 16:54

Rondônia fica entre os sete estados brasileiros com maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ao superar meta para 2017

Dos 27 estados brasileiros, Rondônia está entre os 23 que aumentaram o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) de 2017, ao atingir a média 6,1; e entre os sete que superaram a meta estipulada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que era 5,2. O resultado do desempenho da educação básica no Brasil foi divulgado nessa segunda-feira (3) pelo Inep com a presença do ministro da Educação (MEC), Rossieli Soares da Silva, que destacou o esforço dos estados em promover a melhoria da qualidade do ensino, mas reconheceu que os números não são os ideais. Os outros seis estados que superaram a meta são Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso e Goiás.
Segundo o Inep, no ensino fundamental o estado atingiu 4.9, quando a média projetada era 4.0. Já no ensino médio o índice esperado era 3.3 e foram atingidos 3.8. Com este resultado, em nível nacional Rondônia ficou em 7º lugar na avaliação das séries inicias, em 2º lugar no ensino fundamental e em 5º no ensino médio.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) o estado se aproxima cada vez mais da média adequada, com resultados satisfatórios em relação aos indicadores educacionais, o que significa que o caminho percorrido está dando certo.
O resultado é atribuído à correção de fluxo com a progressão parcial implantada nas escolas da rede estadual, o que possibilitou reduzir o número de reprovação, enquanto outras ações foram direcionadas para o combate à evasão escolar.
O Ideb é considerado uma vitrine nacional e internacional, com indicadores educacionais que apontam o ranking dos estados com ambientes favoráveis para negócios. Os dados da trajetória (fluxo escolar – indicador de rendimento) são verificados a partir do Censo Escolar realizado anualmente.
Texto: Assessoria
Fotos: Jeferson Mota


Banenr
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo