Notícias

03/12/2018 11:23

Sebrae encerra capacitação de facilitadores em políticas públicas

Programa atua junto aos municípios buscando aplicação da Lei Geral

Encerrou-se no fim de novembro a etapa de campo de um dos programas mais relevantes do estado de Rondônia no que se refere à atuação em favor do empreendedorismo e do desenvolvimento econômico: a capacitação de profissionais especializados na atuação em políticas públicas, em especial na aplicação da Lei Complementar nº 123/2006, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPE).

O programa teve início em janeiro com a publicação do edital 001/2018, prevendo as etapas de capacitação e atividades em campo, quando os facilitadores foram preparados para implementar nos municípios a Lei Geral e suas alterações de forma qualificada. Após todas as etapas, sete profissionais finalizam os trabalhos de maneira exitosa.

Dentre os tópicos avaliados ao longo do programa, além das atividades de cunho técnico trabalhadas pelo facilitador nas consultorias junto aos municípios, a capacidade comportamental, emocional e de relacionamentos fez parte do desenvolvimento de cada profissional, acompanhado pela consultora especialista em desenvolvimento regional Daniela Burkhard.

Para Daniela, além de serem tecnicamente preparados pelo contexto metodológico, os profissionais passaram por diversas preparações complementares essenciais tanto ao desenvolvimento pessoal do facilitador quanto a seu preparador para as atividades em campo com excelência, já que implementar a Lei Geral impõe o desafio de lidar com o elemento humano, que conta eventualmente com algumas barreiras a transpor.

Em Ji-Paraná estão sendo construídos os planos de desenvolvimento municipal, entregas que serão feitas pelo Sebrae em Rondônia aos municípios que finalizaram o atendimento com o facilitador, estando nesse grupo os municípios de Nova Mamoré, Teixeirópolis, Santa Luzia, Costa Marques, Rio Crespo, Cacaulândia e Governador Jorge Teixeira.

Em dezembro, os facilitadores se reunirão em um evento para apresentar seus planos de desenvolvimento, criados com base no diagnóstico, nas ações sugeridas pelos atores locais e na governança dos municípios pelos prefeitos, que serão homenageados pelo Sebrae pela implementação da Lei Geral.

Para Maria Tereza Maragon, analista técnica do Sebrae em Rondônia, “É um avanço significativo para o estado esse programa inédito em nível nacional, formando profissionais técnica e comportamentalmente preparados para atuar de forma estratégica com as políticas públicas, gerando resultados que podem sim mudar a realidade das pessoas que vivem nos municípios”, frisou.

Valdemar Camata Júnior, diretor superintende do Sebrae em Rondônia, comemora o resultado: “O Sebrae é o grande agente de transformação que os municípios têm como parceiro. Nossa atuação e articulação com diversos entes podem impactar de maneira positiva para criar um ambiente mais favorável ao empreendedorismo e ao desenvolvimento regional, gerando negócios, renda e maior qualidade de vida”.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, no número (69) 98130 5656, e pelo InstagramFacebookTwitterLinkedIn e YouTube, nos canais Sebrae RO.

Fonte: Assessoria - Sebrae/RO


Banenr
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo