Outras Notícias

30/11/2017 12:37

Atletas do estado são medalhas de ouro nos Jogos da Juventude

As alunas-atletas representantes de Rondônia ganharam três medalhas de ouro e uma de bronze nas modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude, encerrado no sábado (25), em Brasília/DF. A atacante do futsal Gesiane Fiorotti repetiu o feito da etapa estadual e se tornou a artilheira da competição nacional com 17 gols. As goleiras do futsal e do handebol também marcaram gols. Nas modalidades individuais, outras duas atletas ganharam um ouro e duas pratas; no judô, vôlei de praia e ginástica rítmica, respectivamente.

As partidas decisivas dos Jogos Escolares das modalidades coletivas femininas ocorreram na manhã do sábado. A primeira medalha conquistada foi no futsal (BA 2×5 RO), que registou o terceiro gol marcado pela goleira Célia na competição brasileira. “Este ouro é o espelho da dedicação da equipe”, resumiu o técnico Celestino de Souza, da escola estadual Risoleta Neves, de Porto Velho.

Para a artilheira Gesiane Fiorotti “é a realização de um sonho”, diz. “Estou muito feliz e agradecida aos meus pais, professores e treinadores, que acreditam no meu potencial e me estimulam a seguir em frente”, completa a atleta, que trocou o lar, em Vale do Paraíso, para treinar futsal em Porto Velho em busca de profissionalização.

O handebol e o voleibol disputaram as medalhas de ouro no mesmo horário. “Essa conquista é um motivador a novos atletas. É na escola que se inicia a prática esportiva e que nos proporciona a participação em competições em nível nacional”, disse a capitã e ala esquerda Mariana, do handebol do colégio Clarice Lispector, de Rolim de Moura. “Foi uma partida banhada de emoção. Disputa bola a bola e tivemos o apoio da goleira que marcou um dos gols na final”, ressaltou o técnico André Mioto, do handebol (AM 18X19 RO).

Dona de duas medalhas nesta edição dos Jogos Escolares da Juventude, prata no vôlei de praia e ouro no voleibol, a capitã Ana Cláudia Emerick, do time da escola estadual Maria Arlete, de Vilhena, compartilhava alegria e emoção na cerimônia de premiação, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. “Prata e ouro é inédito para Rondônia. Estou muito feliz e orgulhosa com a equipe”, disse Emerick (MA 0X3 RO – parciais 16×25, 16×25 e 18×25).

A medalha de bronze ficou para o basquete. “É um resultado satisfatório, pois enfrentamos adversárias com nível técnico bem elevado”, pondera a técnica da escola estadual Gonçalves Dias, de Ji-Paraná, professora Simone Trece. “Demos um duro danado. Valeu o bronze”, destacou a capitã da equipe, Anny. RO 61X46 PA.

Os resultados de Rondônia obtidos na competição brasileira é fruto bem sucedido do trabalho desempenhado na educação escolar. “Tudo começa na organização dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer). E vamos avançar mais a cada ano graças ao empenho do governador Confúcio Moura em implantar com sucesso os Centros de Treinamento Desportivo Escolar (CTDE), apoiando assim o desporto escolar”, avaliou o chefe de delegação, professor Ascânio Marcos, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), pasta gestora de todas as etapas do Joer e responsável pelo envio de alunos-atletas ao evento esportivo nacional.

Os Jogos Escolares da Juventude, para atletas de 15 a 17 anos, ocorreu na capital federal de 16 a 25 de novembro envolvendo mais de 4 mil atletas de todo país em 14 modalidades individuais e coletivas. A organização do evento em nível nacional é do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Fonte: Secom - Governo de Rondônia


Banenr
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo