Outras Notícias

01/10/2018 18:56

Cacoal é campeã dos Jogos Intermunicipais de Rondônia, em Vilhena

Ao somar 474 pontos, os atletas de Cacoal voltaram para casa com a sensação de dever cumprido ao levar o troféu de campeão e medalhas de ouro do 12º Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), realizado de 14 a 29 de setembro, em Vilhena.
Porto Velho e Vilhena ficaram com a prata e o bronze, respectivamente, com 383 e 203 pontos. O JIR mobilizou 1700 atletas de 28 dos 32 municípios inscritos em 16 modalidades individuais e coletivas. A competição já é considerada a maior no Norte brasileiro.

“Nenhum estado da região promove integração esportiva e social como a de Rondônia. Estamos satisfeitos com a evolução do JIR nos últimos anos e também com o desenvolvimento e os resultados da competição”, avaliou o superintendente Rodnei Paes, da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), a pasta organizadora do evento.

O governador Daniel Pereira assistiu à partida final do futsal masculino entre Cacoal 6x5 Vilhena, que teve o resultado por meio de disputa nos pênaltis após o empate com quatro gols para cada time. “O JIR tira o atleta da ociosidade e é uma grande ferramenta esportiva”, pontuou Pereira.

Daniel Pereira fez a entrega de troféus e medalhas e, na cerimônia de encerramento, agradeceu aos atletas participantes e anunciou o início de duas competições em outubro: a etapa estadual das modalidades individuais dos Jogos Escolares de Rondônia (JOER), de 11 a 16 de outubro a ser sediada em Vilhena, e os Jogos Indígenas, que terá abertura no dia 12, em Cacoal.

“Por meio do governo do estado, Rondônia revela o potencial dos atletas nos esportes de alto rendimento, tanto no Joer quanto no JIR. Mas nos alegra anunciar que os indígenas também terão competição própria. É um feito inédito”, disse o governador.

O JIR custeia transporte, hospedagem e alimentação aos atletas, dirigentes, árbitros e integrantes do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). As cidades interessadas em sediar a edição do JIR em 2019 devem se candidatar na primeira quinzena de janeiro, na Sejucel, em Porto Velho.

O JIR foi instituído em 1983 e ficou inativo por mais de duas décadas. Em 2011 a competição foi resgatada pelo governo estadual com a proposta de incentivar o crescimento do desporto integrando atletas de todas as regiões de Rondônia. Outras propostas da competição são de oportunizar o atleta a continuar a praticar esportes de alto rendimento, a integração entre os municípios e o fortalecimento das federações especializadas.
Texto: Paulo Sérgio
Foto: Frank Nery


Banenr
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo